TSF

A TSF é uma das principais marcas de referência no jornalismo.

Ao longo dos seus 28 anos de história soube antecipar as novas tendências e exigências dos ouvintes, estando actualmente presente, para além da antena e do site, em várias plataformas digitais através de aplicações para o iPhone e para o iPad.

A TSF é uma rádio de informação, com principal enfoque na atualidade política, económica, social e desportiva, procurando sempre ser útil para os ouvintes. Os pontos fortes da TSF, reconhecidos pelo público em geral e pelos anunciantes, são a credibilidade, a isenção, o rigor, a confiança, a competência, o prestígio e a qualidade.

História / Cronologia

1988 – A TSF inicia as emissões regulares. A cobertura do incêndio do Chiado ganhou o prémio Gazeta, do Clube de Jornalistas.
1990 – Na Guerra do Golfo, a TSF foi dos primeiros órgãos de comunicação social de todo o mundo a entrar no Kuwait libertado.
1993 – Marcelo Rebelo de Sousa iniciou os programas semanais de análise política na TSF, com o programa “Exame”, onde atribuía notas aos políticos.
1999 – A TSF realizou, ininterruptamente, uma operação especial sobre Timor que durou 10 dias. Recebeu uma medalha dos Direitos Humanos atribuída pela Assembleia da República.
2010 – Na sequência da catástrofe na ilha da Madeira a TSF mobilizou a redação no Funchal para acompanhar, passo a passo, a resposta à intempérie que provocou um elevado número de vítimas.
2011 – A TSF é a primeira rádio em Portugal com emissão em direto no iPad.
2012 – A TSF assinalou a chegada da Primavera com um concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa no Marquês de Pombal, em Lisboa, onde foi interpretada “A Sagração da Primavera”, de Stravinsky.
2013 – No 25º aniversário da TSF quatro dezenas de músicos nacionais fizeram versões de temas que foram sucesso no ano do nascimento da rádio.
2014 – Numa iniciativa que juntou muitos milhares de pessoas, a TSF – com o DN, JN e O Jogo – transmitiu os jogos do Mundial de Futebol no Terreiro do Paço e no Cais de Gaia.

2015 – A TSF apresenta um novo site para que os ouvintes possam saber tudo em qualquer lugar, em qualquer momento e em qualquer plataforma. Mais simples, mais rápido, mais funcional, mais navegável e mais fluido. Por isso, um site mais eficaz, para dar resposta às necessidades de quem nos segue e ouve.

Curiosidades TSF

A TSF iniciou as suas emissões regulares em 1988. A cobertura que fez do incêndio do Chiado permitiu-lhe o Prémio Gazeta atribuído pelo Clube de Jornalistas.

O humor é uma marca forte da TSF. Herman José iniciou um percurso que foi reforçado por nomes como José Pedro Gomes, António Feio, Maria Rueff, Ana Bola ou Bruno Nogueira.

Na Guerra do Golfo, em 1990, a TSF foi dos primeiros órgãos de comunicação social de todo o mundo a entrar no Kuwait libertado.

Emídio Rangel foi o primeiro diretor da TSF. Seguiram-se David Borges, Carlos Andrade e José Fragoso. Paulo Baldaia é o atual diretor da estação.

Em 2014, durante vários dias, a TSF deu música às ruas da capital. Músicos de Rua de toda a europa foram convidados pela TSF a atuarem nas ruas de Lisboa.