Marco Galinha: “Portugal tem sido um dos países que mais se adaptou na Europa no setor do elétrico”
A quarta edição do Portugal Mobi Summit foi oficialmente aberta com a intervenção de Marco Galinha, o CEO do Global Media Group, uma das empresas responsáveis por esta iniciativa. O empresário elogiou a adaptação de Portugal no setor elétrico e o quanto este evoluiu nos últimos anos.
O pontapé de saída da quarta edição do Portugal Mobi Summit foi dado por Marco Galinha, CEO do Global Media Group, que, a par com a EDP, é um dos organizadores do evento. O tema em 2021 foi “Mobilidade 2030. O paradigma está a mudar, e nós?”.
Marco Galinha centrou a sua curta intervenção na questão do elétrico em alternativa aos combustíveis fósseis, recordando a sua experiência pessoal. “Faz agora sete anos que eu adquiri o meu primeiro carro elétrico. Há pouco falava nisso, que tinha 70 quilómetros de autonomia, e hoje, na última encomenda que fizemos, o carro que vem já tem praticamente 700 quilómetros de autonomia. Portanto, dá para perceber, em sete anos, a enorme volta que este setor levou”, disse o CEO do Global Media Group.
“Portugal tem sido, de facto, um dos países mais modernos e que mais se adaptou na Europa neste setor. Também muito pela atenção das empresas, seja da EDP, seja de todas as empresas líderes neste setor, que se adaptaram muito rápido”, prosseguiu o empresário, que comparou a penetração do elétrico em Portugal com Espanha. “Acontece mesmo termos alguns trimestres em que temos mais vendas do que a vizinha Espanha em termos de veículos elétricos, com uma diferença enorme de habitantes”.
A situação atual do país, nomeadamente o crescente preço dos combustíveis, não foi esquecida por Marco Galinha. “De facto, a eletrificação de todo o país é uma vantagem para a dependência do fuel fóssil e inevitavelmente será a única saída para estes tempos tão diferentes que estamos a viver”.
O CEO do Global Media Group terminou a sua intervenção reafirmando o compromisso da empresa com este evento. “Muito obrigado ao painel, é um painel de enorme excelência, pessoas que vêm de todos os setores. E dizer em nome da Global Media ‘aqui estamos, queremos dar continuidade a este projeto’ e dizer muito obrigado a todos vós”.
Fonte: Diário de Notícias