As nossas reportagens de “um outro país” venceram o Prémio Gazeta de Multimédia
Contar histórias de pessoas que vivem no interior do país, das suas escolhas e resiliência foi o objetivo do repórter fotográfico da Global Imagens Reinaldo Rodrigues. Agora, essas 31 reportagens, contadas no DN, JN e TSF, receberam o Prémio Gazeta de Multimédia de 2021, atribuído pelo Clube dos Jornalistas.
“E se contássemos histórias de quem foi viver para o interior?”. Este foi o desafio lançado numa sala de aula de Jorge Souto, professor da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, que terminou com a atribuição pelo Clube dos Jornalistas de um Prémio Gazeta de Multimédia, depois de meses de trabalho que resultaram na publicação durante o mês de julho do ano passado de 31 reportagens com outras tantas histórias de pessoas que decidiram mudar de vida, procurar a realização pessoal em zonas do interior.
São 31 histórias de coragem, resiliência, alegria, tristeza e muita sinceridade as que o repórter fotográfico da Global Imagens, Reinaldo Rodrigues, contou e que estão disponíveis no site do DN.
Foi um longo trabalho que agora é “encerrado” com este prémio que distingue a excelência de uma ideia, que ficou conhecida como #UmOutroPaís, mas que é, também e principalmente, uma homenagem às pessoas que apostaram em viver e iniciar negócios e projetos em zonas do país identificadas como “desertas”.
Estas reportagens ajudaram a mostrar a outra face de um país de que muitos ouvem falar quando se referem à desertificação e à falta de coesão territorial.
Por isso, este Prémio Gazeta é, também, uma homenagem a essas pessoas e às suas histórias e escolhas que, depois, as leram impressas na edição do DN, viram os vídeos disponibilizados no site do JN e os sons das entrevistas no site da rádio TSF.
Para este trabalho Reinaldo Rodrigues contou com o apoio, entusiasmo e dedicação de Duarte Costa Lopes, Diogo Nicolau, Patrícia Silva, Tiago Coelho e Tiago Matos que trabalharam dia (e noites) para que os conteúdos fossem coerentes e distintos.
Fonte: Diário de Notícias